Workshop Rust Miner de Downcycling

Criatividade, artesanato e design por um mundo mais sustentável

Sobre a oficina / Workshop

Oficina de criatividade, onde você irá aprender técnicas artesanais de downcycling* em tecido descartados pela indústria têxtil.para criação de acessórios e peças de decoração.

A oficina é dividida em: 1 hora de teoria e 6 horas práticas, no final o participante leva para casa suas criações.

A técnica que você aprenderá na oficina, foi fruto de 3 meses de pesquisa, experimentações e 1 mês de testes para chegar no resultado atual.

 

Por que retalhos de tecidos?

Segundo o relatório “A Nova Economia Têxtil: Redescobrindo o Mundo da Moda”, publicado em Novembro de 17 pela Fundação Ellen MacArthur, da qual a estilista e ativista Stella McCarteney faz parte, a cada segundo, o equivalente a um caminhão de lixo cheio de sobras de tecidos é queimado ou descartado em aterros sanitários.

Um outro dado alarmante e que levou a Rust Miner a passar a usar retalhos de tecidos é que estima-se que mesmo com as mais modernas tecnologias em modelagem e corte , cerca de  20% a 30% dos tecidos são descartados ainda no processo de corte das peças. São matérias primas valiosíssimas que acabam indo para aterros sanitários, lixões e ou pior: queimadas, gerando graves danos para o meio ambiente e prejuízos financeiros para a indústria têxtil.

Após triturados / processados os retalhos de tecidos viram matéria prima base para produção de uma infinidade de novos produtos, esta técnica é conhecida como downcycling

 

O que é Downcycling

*Downcycling é o processo de recuperação de um material para reuso em um produto totalmente diferente do original, ou seja, o material é processado seja de forma mecânica ou química para se tornar matéria base de um novo produto diferente.

 

Bastidores Rust Miner

 

Veja alguns exemplos de peças que o participante poderá criar.

O processo criativo de cada pessoa é livre, os mentores irão direcionar, dar referências e apoio para cada participante, porém sem limitar sua criatividade.

 

 

Abaixo uma rápida demostração do processo que será trabalhado na oficina


Objetivo do workshop

O objetivo da oficina é estimular a criatividade, o “pensar fora da caixa”, bem como transferir técnicas e conhecimentos de criação e sustentabilidade adquiridos nos 5 anos da Rust Miner. Propagar a consciência da sustentabilidade através do resgate de técnicas artesanais combinadas com design.

 

Público:

Criativos em geral, designers, artesãos, estilistas, decoradores, artistas plásticos e pessoas apaixonados por trabalhos manuais.

Carga horária:

7 horas

 

Instrutores:

Léo Begin – Artesão

Raphael Fagiolo – Designer de Moda

Empresa: Rust Miner

Fone / whats: (47)991267411

Site: www.rustminer.com

E-mail: contact@rustminer.com

Facebook: facebook.com/RustMiner

Instagram: iinstagram.com/RustMiner


Sobre a Rust Miner

A Rust Miner é uma marca de acessórios e decorações artesanais e sustentáveis, com mais de 5 anos de experiência, já teve suas criações selecionadas e expostas na principal galeria de Bienal de Design em 2015, participou 3 anos consecutivo do SPFW – São Paulo Fashion Week, estando em 2017 e 2018 nas passarelas compondo looks do desfile da marca Ratier.

Foi uma das 4 marcas brasileiras selecionadas para participar do Minas Trend, que é o maior salão de moda do país no espaço Novos Talentos em Abril de 2018.

Esteve no Palco do ONDM – O Negócio da Moda em 2016 e voltará como expositor e com oficinas na ed. de 2018.

A marca já foi tema de +60 matérias em blogs, jornais, programas de TV, etc…

A convite de universidade palestrou e efetuou oficinas nos estados de SC, PR, SP

Participou de exposição e feiras em SC, SP, PR, RS, MG e RJ

A soma de todas estas experiências dá a Rust Miner a segurança e autoridade para ser uma referência em moda / design sustentável.


Como faço para levar a oficina para minha cidade?

Para levar o workshop / oficina para sua universidade ou empresa, entre em contato conosco através do E-Mail: contact@rustminer.com ou pelo fone / Whats: (47)991267411

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *