Bicarbonato de Sódio e vinagre ou limão: Os aliados sustentáveis 1001 utilidades na limpeza

Conheça as utilidades do bicarbonato de sódio e do vinagre / limão na limpeza. Eles substituem produtos químicos. Economia e menor impacto ambiental.

Os produtos de limpeza industrializados além de terem funções específicas, contêm substâncias químicas que podem causar alergias na pele, como as dermatites de contato, ou até mesmo respiratórias, como rinites e sinusites, bem como poluírem o meio ambiente, já produtos de limpeza caseiros além de serem multitarefa, não prejudicam a saúde e são em muitas vezes mais baratos e de baixo ou nenhum impacto na natureza.

Aqui na Rust Miner, nós usamos esta combinação para a limpeza de praticamente todos os materiais que garimpamos, é uma forma mais ecológica e eficiente para deixar as matérias primas prontas para serem transformadas em nossas criações.

A combinação Bicarbonato de sódio + vinagre branco (sempre que falarmos em vinagre aqui neste post, estaremos falando de vinagre branco, ok?)  ou limão fazem milagres na hora de limpar casa, desentupir ralos, lavar roupas e tirar manchas de pisos por exemplo, além de eliminar germes e bactérias.

Como usar: como o bicarbonato de sódio tem ph alcalino e o vinagre ou limão tem ph ácido, a dica é usar um de casa vez, ao invés de misturá-los na hora da limpeza.

Para limpeza em geral

Para espaço maiores como banheiros, pisos, etc.. Dilua vinagre ou limão em água e aplique esfregando o local com esponja, escova ou vassoura na área  a ser limpa. Deixe agir por 30min a 01hr dependendo da complexidade da sujeira do local, depois dilua uma quantidade de bicabornato de sódio em água +- 2 colheres para cada copo de água, despeje a mistura na região que recebeu o vinagre ou limão; as misturas irão reagir “ferver” como um antiácido, esfregue imediatamente com a esponja / escova / vassoura. Enxágue com água ou pano úmido. Caso necessário repita a operação. Obs: O limão oxida muito rápido, caso seja necessário deixar a área a ser limpa por bastante tempo de molho, ele não será útil, prefira o vinagre.

Para desentupir ralos e vaso sanitário

Despeje uma quantidade de vinagre no local e deixe agir por algumas horas; depois despeje bicarbonato de sódio diluído em água morna (2 colheres por copo d’água) no local.  Nestes casos em que a mistura precisa de mais tempo para ação, o limão pode não funcionar pois o mesmo oxida muito rápido, use o vinagre apenas. Caso necessário repita a operação.

Para tirar manchas de roupas brancas

Deixe as roupas de molho em uma mistura de água morna com vinagre por algumas horas, depois despeje bicarbonato de sódio diluído em água e mecha para que a mistura reaja “ferva” como um antiácido. Leve para a máquina de lavar.

Para tirar cheiro ruim de roupas

Na hora de lavar suas roupas despeje uma boa quantidade de vinagre na água na hora da lavagem, o mau odor sairá e não ficará cheiro de vinagre, pois o enxague e secagem da roupa também eliminará o cheiro do mesmo.

Tirar mofo de roupas, paredes, tecidos , cortinas e móveis:

Para 1 litro de água, misture 1 copo de vinagre branco e passe na região com pano umedecido na mistura. Se possível coloque o item (roupa, tecidos, almofadas, cortinas) no sol. Mofos não gostam de sol.

E você conhece mais alguma utilidade para o uso do Bicabornato de sódio + Vinagre / Limão ou encontrou algum erro neste post? 

Deixe seu comentário abaixo, ou se preferir, fale conosco através de nosso e-mail: contact@rustminer.com

Gostou do artigo, acha que ele pode ser útil para outras pessoas? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Siga-nos sempre aqui no nosso blog para dicas sustentáveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *